Especialista alerta para o aumento dos casos de câncer colorretal em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Setembro é considerado o mês de conscientização e alerta para a incidência do câncer colorretal, que atinge a área do intestino.

Elencado como o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, as estimativas apontam que, por ano, quarenta mil novos casos sejam identificados. 

Em Mato Grosso, de acordo com o cirurgião oncológico da Oncolog, Doutor Rafael Sodré, o prognóstico é de 150 a 180 casos para cada cem mil habitantes.

O tumor, que surge no intestino grosso e reto, em 90% dos casos, tem origem a partir de um pólipo adenomatoso que, ao longo dos anos, passa por alterações progressivas em suas células. 

O especialista lembrou que o câncer colorretal é silencioso. Por isso, a colonoscopia é o melhor método de rastreamento e vigilância. Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais cedo é possível iniciar o tratamento e, dessa forma, maiores são as chances de cura para o paciente.

O grande problema, alerta o médico, é que tanto a doença, quanto o exame que a identifica, são considerados um tabu entre as pessoas.

O portal Radar do Câncer apontou também que 78.97% das pessoas em Mato Grosso iniciaram o tratamento, em 2022, com idades acima de 50 anos.

O estado ocupa também o sétimo lugar no ranking em que a população busca o tratamento de maneira muitas vezes considerada tardia. 

Em relação à prevenção da doença, o especialista reforça que alguns hábitos saudáveis podem ser adotados no dia-a-dia, como evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas.

Ele recomenda ainda praticar atividades físicas com regularidade, uma alimentação rica em fibras e livre de alimentos ultraprocessados e comer menos carne vermelha. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.