Max Russi antecipa sessão extraordinária para votar RGA e contas de Mauro Mendes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Angelo Varela/Secom ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, antecipou para quarta-feira, 14 de janeiro, às 10 horas da manhã, a sessão extraordinária. 

Anteriormente, a sessão tinha sido marcada para quinta-feira, dia 15. 

Na pauta estão a votação da RGA, Revisão Geral Anual, dos servidores públicos estaduais e a apreciação das contas do Governo de Mauro Mendes referentes ao exercício de 2024. 

Além dessas matérias, os parlamentares também vão analisar as contas da gestão de 2024 do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

O Governo do Estado deve encaminhar ainda à Assembleia uma mensagem com o índice oficial de inflação de 2025, o IPCA, que será divulgado pelo IBGE nas próximas horas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 já prevê uma reposição da RGA de 4,56%, estimativa feita pela Secretaria de Estado de Fazenda. Até novembro de 2025, o IPCA acumulado em 12 meses atingiu 4,46%.

Um estudo encomendado pela Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso ao Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, aponta que as perdas salariais dos funcionários públicos estaduais nos últimos cinco anos são estimadas em cerca de 19,58%.

Após a sessão, os deputados estaduais retornam às férias e os trabalhos na Assembleia Legislativa só recomeçam em fevereiro, quando começa o ano legislativo.