| 03 BERÇO DAS ÁGUAS. Povos Rikbaktsa e Apiaká implementam ações de gestão territorial.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria OPAN
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Povos da bacia do Rio Juruena em Mato Grosso deram passos importantes para a implementação de ações de gestão em seus respectivos territórios.
Os Apiaká avançaram na elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Apiaká do Pontal e Isolados, enquanto os Rikbaktsa implementaram ações para estruturar a atividade de turismo de base comunitária em dois dos três territórios do povo.
Se em 2024 os Apiaká tiveram seu território finalmente declarado pelo Estado brasileiro, em 2025 comemoram a conclusão de todas as etapas para a elaboração do Plano de Gestão da Terra Indígena Apiaká do Pontal e Isolados.
Composto por pactuações, acordos internos e instrumentos de gestão, o Plano é um documento elaborado pelo povo que pensa a gestão das terras indígenas em aspectos sociais e ambientais.
É um instrumento de luta política e autonomia que reúne as principais diretrizes no que diz respeito à história, organização social e política, cultura, educação, saúde, geração de renda, vigilância, monitoramento e soberania alimentar.
Por outro lado, cerca de 120 indígenas do povo Rikbaktsa participaram de uma programação para a construção de um diagnóstico participativo e para avaliar o potencial turístico de seus territórios.
Posteriormente, em agosto do ano passado, 22 mulheres dos três territórios: Erikpatsa, Japuíra e Escondido, se reuniram na aldeia Pé de Mutum, na Terra Indígena Japuíra, para uma oficina de cardápios tradicionais e culinária Rikbaktsa.
Durante cinco dias, conduzidos pela nutricionista Neide Rigo, as participantes utilizaram ingredientes locais para o preparo de pratos característicos da cultura Rikbaktsa, possibilitando assim a construção de cardápios tradicionais para receber os turistas.
Também foram realizados módulos formativos para condução de turistas e formatação de roteiros de imersão cultural.
A implementação dos Planos de Gestão Rikbaktsa e Apiaká são eixos estruturantes do projeto Berço das Águas, realizado pela OPAN, Operação Amazônia Nativa, junto a esses povos, com patrocínio da Petrobras.