| TRT busca acordo para pagamento de 855 ex-empregados da Santa Casa; dívidas superam os 30 milhões.mp3 |
Por: Zequias Nobre - TRT FM
O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso deu início a uma nova rodada de reuniões com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, sindicatos e poder público. O objetivo é viabilizar o pagamento das dívidas trabalhistas do hospital, que hoje superam os 30 milhões de reais.
Os valores são relativos a direitos de ex-empregados que não foram pagos. Entre eles, as verbas rescisórias, devidas com o fim dos contratos de trabalho. Além disso, estão também o FGTS não recolhido por muitos meses e horas extras não quitadas.
O TRT busca viabilizar acordos que possam solucionar em definitivo os 855 processos que tramitam nas varas do trabalho de Cuiabá. A conciliação é também para evitar ações mais duras pela justiça para quitação desses débitos, como a penhora e venda de bens do hospital em leilão.
A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá encerrou suas atividades em março de 2019, após uma grave crise financeira. Na época, os empregados do hospital ficaram sem receber os salários por cerca de sete meses. E os valores só foram pagos após uma conciliação feita na Justiça do Trabalho, com recursos repassados Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Atualmente, as instalações da unidade de saúde são controladas pelo Governo do Estado, que administra, no local, o Hospital Estadual Santa Casa.