Universidades públicas têm melhor desempenho em avaliação de Medicina

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

 

Mais de 69% dos cursos de medicina apresentaram desempenho satisfatório, com nota de 3 a 5, na primeira edição do Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo ministério da Educação.

Ao todo, 351 cursos de medicina de todo o país foram analisados em 2025. Destes, 107 foram mal avaliados e apenas um não foi avaliado por ter um número baixo de formandos. 

O melhor desempenho foi de estudantes das instituições públicas estaduais, que apresentaram 86% de proficiência, seguidos de alunos das universidades federais, com uma média de 83%. 

Os estudantes da rede privada com fins lucrativos apresentaram uma média de 57% do resultado satisfatório. Os alunos das universidades sem fins lucrativos alcançaram 70% de proficiência.

Os piores desempenho foram de estudantes da rede municipal, com média de 49%, considerada insuficiente pelo exame. 

Os 99 cursos de instituições reguladas pelo governo federal, que tiveram um desempenho abaixo dos 60%, vão ser submetidos a medidas cautelares com aplicação de forma escalonada. 

As sanções vão desde a proibição do aumento das vagas, redução da oferta de vagas, suspensão do FIES, até a proibição de ingresso de novos estudantes. 

Após publicação do resultado no Diário Oficial, os cursos com avaliação insatisfatória podem apresentar defesa ao Ministério da Educação antes que as sanções entrem em vigor. 

O Enamed foi criado em 2025 e vai avaliar, anualmente, os estudantes de medicina no país. O exame é obrigatório e o resultado pode ser usado para ingresso no programa de residência médica unificado organizado pelo MEC.