Troca de fertilizantes por soja correspondem a 50% das negociações em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil/CNA
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A relação de troca entre fertilizantes e soja em 2022 segue favorável e o Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, estima que, do volume já adquirido do insumo, metade tenha sido negociada por meio de contratos de barter.
Isto sinaliza que os produtores estão aproveitando a boa relação para travar os custos da safra futura cada vez mais cedo.
A operação Barter é um mecanismo de financiamento da safra, no qual o pagamento pelo produto é feito através da entrega do grão na pós-colheita, sem a intermediação monetária.
Esse mecanismo, no entanto, foi inovado pela Fiagril no ano passado com a criação do Barter Ultra, que possibilita aos clientes melhorias na rentabilidade e melhor relação de troca. Isto porque, 100% do lucro da operação é do produtor.
Neste novo modelo, além dos benefícios já existentes, é possibilitado participação nas oportunidades de valorização da soja no mercado.
O diretor de Grãos e Operações da empresa, Guilherme Kummer, explicou que no Barter Ultra é assegurado o preço e em caso de uma baixa cotação a relação de troca está garantida.
Além disso, há um segundo valor que, em caso de aumento da cotação da soja na bolsa, no mês da entrega negociado, o cliente participa desta valorização através da trava de alta.