| TRE reafirma cassação do mandato de Avallone. Vereadora de Cáceres pode assumir a vaga.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Pleno do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, manteve, nesta segunda-feira, por unanimidade, a cassação do mandato do deputado estadual Carlos Avallone, do PSDB, por caixa 2 e abuso de poder econômico.
Os magistrados rejeitaram os embargos de declaração e mantiveram o acórdão que cassou o parlamentar em dezembro de 2020.
Apesar da decisão unânime do TRE, Avallone permanece como deputado até o julgamento do recurso que sua defesa deverá fazer junto ao TSE, Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Armando Biancardini Candia apresentou o seu voto vista seguindo o relator do processo Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, que também foi seguido pelos juízes Gilberto Bussiki e Jackson Coutinho que aguardavam o voto vista.
A ação judicial que resultou na cassação de Avallone começou ainda em 2018, durante as eleições. Na época, três pessoas foram presas em flagrante na BR-070 com 90 mil reais em dinheiro e várias caixas de santinhos do então candidato.
Segundo a defesa de Carlos Avalone, o vídeo que o policial federal gravou e que foi usado como prova para a condenação, deveria ser desconsiderado por ter sido editado.
Caso a cassação de Carlos Avallone seja referendada pelo TSE, a vereadora de Cáceres, Valdeniria Dutra Ferreira, do PSC, deve assumir a vaga.
Valdeniria é a suplente de Avallone depois da morte do ex-deputado Saturnino Masson, que era o primeiro suplente do parlamentar.
Em 2018, ela concorreu à deputada e teve nove mil 441 votos, ficando na terceira suplência do PSDB, que garantiu duas vagas, elegendo Guilherme Maluf e Wilson Santos.
Como Maluf foi para o TCE, Tribunal de Contas do Estado, Avalone assumiu o mandato como titular. Agora, com a morte de Saturnino, Valdeniria se torna a primeira suplente.
Valdeniria, que se reelegeu para o sexto mandato de vereadora em Cáceres, deve ficar com a vaga de Carlos Avallone e será a segunda mulher deputada na Assembleia Legislativa nesta legislatura, fazendo companhia para Janaina Riva, do MDB.