Termina no dia 31 de agosto o prazo para inscrições ao 2º Edital Dabucury

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:

 

O 2º Edital Dabucury segue com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

A iniciativa é promovida pela CESE, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, e pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, com apoio do Fundo Amazônia e BNDES, e vai destinar até oito milhões de reais para apoiar 30 projetos indígenas voltados à gestão territorial e ambiental em toda a Amazônia Legal.

O edital é parte do projeto Dabucury: Compartilhando Experiências e Fortalecendo a Gestão Etnoambiental das Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, que tem como objetivo fortalecer a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas.

O nome faz referência ao ritual tradicional de trocas entre povos indígenas, simbolizando a partilha de saberes, práticas e estratégias entre os territórios.

O 2º Edital está dividido em duas linhas. Uma, denominada Urucum, é voltada à implementação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental, que vai apoiar até 20 projetos, com valores entre 250 mil reais e 300 mil reais cada.

A segunda, denominada Jenipapo, é voltada à elaboração, conclusão ou atualização de Instrumentos de Gestão Ambiental e Territorial. Nesta categoria, o apoio será para até 10 projetos, com valores entre 150 mil reais e 200 mil cada.

Em ambas as categorias, os projetos podem ser executados em até 18 meses, com possibilidade de prorrogação.

Na primeira edição, realizada em 2023, o edital selecionou 28 projetos, sendo 15 na categoria Urucum e 13 na categoria Jenipapo, abrangendo 44 Terras Indígenas e beneficiando aproximadamente 40 milhões de hectares de floresta.

Segundo o assessor de projetos e formação da CESE, Vinícius Benites Alves, a experiência mostrou a importância de ampliar o apoio e facilitar o acesso, além de fortalecer a autonomia e o protagonismo dos povos indígenas.

Todos os modelos e orientações estão disponíveis no site oficial: www.dabucury.org.br.

Os interessados podem entrar em contato ainda pelo WhatsApp: (71) 9 9635-3175