Aumenta o número de adolescentes mato-grossenses do sistema socioeducativo inscritos no Enem 2025

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Sejus MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

A Sejus, Secretaria de Estado de Justiça, registrou a inscrição de 88 adolescentes do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio 2025, destinado a pessoas presas.

As provas do exame serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Foi registrado um aumento de 27% na participação dos adolescentes no Enem Pessoas Privadas de Liberdade, em relação ao ano passado.

Os 88 adolescentes inscritos estão distribuídos entre seis unidades socioeducativas de Mato Grosso, sendo 27 do Centro de Atendimento Socioeducativo masculino de Barra do Garças, outros 19 jovens, inscritos da unidade de Sinop, e em Rondonópolis são 16 inscrições.

O Socioeducativo de Cáceres registrou 10 adolescentes para o exame, a unidade masculina de Cuiabá tem sete inscrições e outras nove participantes são do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino na capital.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo, Lenice Barbosa, destaca que o Enem é uma importante ferramenta de transformação social, por meio da educação.

Segundo ela, o Enem proporciona aos adolescentes privados de liberdade, oportunidades equivalentes aos demais estudantes para o acesso ao ensino superior.

A Coordenadoria de Atendimento Socioeducativo e as equipes pedagógicas nas unidades participam em conjunto no processo educativo nas unidades, fundamental para o avanço das atividades de ressocialização.

Lenice Barbosa lembrou que a educação possui o poder de apontar novos caminhos, abrir oportunidades e resgatar a dignidade.