| Ao longo do mês de junho, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, levará educação ambiental.mp3 |
Foto da manchete: Tony Ribeiro/TCE-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Ao longo do mês de junho, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, levará educação ambiental a crianças e capacitação a professores de 14 municípios da Baixada Cuiabana com o projeto Gincana Ambiental – Pequenos Guardiões da Natureza.
Promovida pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da instituição, a iniciativa começa nesta segunda-feira.
Além de estimular a consciência ecológica entre os estudantes, o projeto vai capacitar os educadores e gestores escolares.
Dessa forma, mesmo após a gincana, as escolas poderão dar continuidade às ações por meio de jogos, oficinas e projetos integrados à rotina pedagógica, contribuindo para a redução do descarte irregular de resíduos, estimulando o consumo consciente e valorizando outras práticas sustentáveis.
Para o presidente do TCE e da Comissão, conselheiro Sérgio Ricardo, o trabalho vai fortalecer o papel do órgão como articulador regional de políticas ambientais.
Segundo ele, educar para a sustentabilidade é um dos maiores legados que podemos deixar para as próximas gerações.
Voltado a crianças de seis a 11 anos, o projeto vai realizar oficinas de formação em escolas municipais, praças e parques da região metropolitana da Capital, em municípios como Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Poconé, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Campo Verde.
Para reforçar o vínculo entre as crianças, o meio ambiente e a própria comunidade, a programação inclui atividades como Corrida do Reciclável, Missão Água Limpa, Caça ao Tesouro Verde e confecção de cartazes com dicas ecológicas.
Também serão realizados plantios coletivos de mudas nativas, jogos educativos, peças teatrais, oficinas de reutilização criativa, caminhadas ecológicas e o Pedal Caminhos do Descobrimento.