SEMEANDO FUTURO. Programa de reintegração no campo terá práticas agropecuárias e extensão rural

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Empaer MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso publicou o Decreto criando o Programa “Semeando um Novo Futuro – Reintegração no Campo”, que será desenvolvido inicialmente na Colônia Penal Agrícola de Palmeiras, em Santo Antônio de Leverger.

O objetivo da iniciativa é promover a reintegração social de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades de capacitação e trabalho voltadas à agropecuária, ao meio ambiente e à extensão rural.

O programa será executado em parceria entre a Secretaria de Justiça, a Secretaria de Agricultura Familiar, a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e também com o apoio de instituições privadas, organizações da sociedade civil e entidades técnico-científicas.

Estão previstos projetos em áreas como aquaponia, hidroponia, piscicultura, viveiros de mudas, horticultura, criação de pequenos animais e capacitação técnica em práticas agropecuárias.

A produção resultante das atividades será destinada ao abastecimento da própria unidade penal, à doação para instituições públicas e sociais ou à comercialização institucional.

Neste último caso, a receita será revertida integralmente ao Fundo Penitenciário Estadual.

Além disso, o programa garante a participação prioritária de grupos vulneráveis, como mulheres, idosos, indígenas e pessoas com deficiência.

Na ocasião, a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o programa é também uma ferramenta de inclusão produtiva e cidadania.

Já o presidente da Empaer, Suelme Evangelista, reforçou a importância da assistência técnica na construção de projetos consistentes e duradouros.

Segundo ele, a Empresa vai garantir que cada projeto seja tecnicamente viável e adaptado à realidade local.