| 000 Novo escritório da ApexBrasil..mp3 |
Foto: MAPA-Divulgação
Reportagem, Paula Coutinho
LOC.: O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, Jorge Viana, inauguraram o Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso.
nova unidade, instalada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, a Famato, vai apoiar produtores e empresas na abertura de novos mercados e na atração de investimentos.
O escritório permitirá acesso direto aos serviços de promoção comercial, inteligência de mercado e atração de investimentos estrangeiros diretos, contribuindo para ampliar a presença do agro brasileiro no exterior.
Durante a cerimônia de inauguração, na última segunda-feira (24), o ministro explicou a escolha de Cuiabá e disse que a chegada da ApexBrasil é estratégica neste momento de expansão do agro brasileiro. Ele ainda destacou os resultados recentes do estado nas exportações:
TEC/SONORA: Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
“Mato Grosso é o maior exportador de alimentos do Brasil. Trazer uma agência de promoção é isso que estamos fazendo hoje, para que a gente possa ampliar as oportunidades. Veja o que aconteceu em um ano difícil das relações comerciais com o tarifaço na América Latina, e ainda assim, Mato Grosso aumentou 44% as exportações de carnes bovinas. Abrimos mercado no México, abrimos mercado nas Filipinas, abrimos mercado no Vietnã, abrimos mercado na Malásia, ampliamos muito o mercado chinês; praticamente não afetou, cresceu 44%, imagine agora que voltou a normalidade, então, podem colocar mais boi em confinamento, podem plantar mais gergelim, mais soja.”
Áudio (01:23s)
LOC.: Ainda durante a cerimônia, a ApexBrasil assinou convênios que somam mais de 42 milhões de reais em investimentos. Os acordos vão preparar 150 empresas mato-grossenses para competir nos mercados internacionais entre 2026 e 2028
Entre os projetos, estão o programa Qualifica Exportação, que vai atender 50 empresas com consultoria especializada; o PEIEX, em parceria com o Sebrae-MT, que vai capacitar cem pequenas e médias empresas; além de convênios com associações dos produtores do etanol, feijão, gergelim e algodão.
Reportagem, Paula Coutinho