Durante evento em Chapada dos Guimarães, governador anuncia reativação do Prodeic para cerealistas mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

Durante o 3º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado, nesta semana, no Malai Manso, em Chapada dos Guimarães, o governador Mauro Mendes anunciou a reativação do Prodeic, Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, para o setor cerealista de Mato Grosso.

A medida, construída junto com a Assembleia Legislativa, atende a uma antiga demanda do setor e visa ampliar a industrialização da cadeia de grãos dentro do estado, agregando valor à produção local e fortalecendo a economia regional.

Mendes lembrou que o projeto já foi aprovado, sancionado, e agora só falta publicar o decreto regulamentando.

Para o presidente da Acebra, Associação das Empresas Cerealistas do Brasil, Jerônimo Goergen, a retomada do programa é uma vitória histórica do setor.

Na avaliação dele, a medida vai estimular a industrialização, aumentar o consumo interno e agregar valor à produção.

Desde sua reformulação em 2019, o Prodeic tem sido um dos principais motores do crescimento industrial de Mato Grosso. 

Somente entre 2019 e 2024, o programa contribuiu para a instalação e ampliação de mais de 550 indústrias dos setores de etanol de milho, biodiesel, nutrição animal e alimentos processados.

Com apoio do Prodeic, Mato Grosso tornou-se tornou o maior produtor de etanol de milho do Brasil, com cerca de quatro bilhões e meio de litros produzidos na safra 2023/2024.

A estimativa é que esse número dobre até 2031, impulsionado pelos novos investimentos e agora, pela inclusão dos cerealistas na política de incentivos.