| 09 Natal deve injetar R$ 85 bi à economia; filhos serão mais presenteados.mp3 |
Vitor Mendes* - estagiário da Rádio Nacional
Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula
Paulo Pinto/Agência Brasil
O Natal de 2025 promete trazer bastante movimento para o comércio. A data deve adicionar quase R$ 85 bilhões para a economia brasileira, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.
A expectativa das entidades é que mais de 124 milhões de pessoas vão às compras no período.
O valor médio de cada presente deve ficar em torno de R$ 174.
A pesquisa revela que os filhos devem ser os mais presenteados, com 58%; logo depois as mães, 46%; cônjuge, 40%; pai e irmãos com 23% para cada.
O levantamento ainda mostra que 28% dos consumidores vão comprar os presentes mais caros para os filhos; 19% vão dar o presente de maior valor para o cônjuge; e 18% para a mãe.
Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL, explica que viagens e outras experiências vem tomando o lugar de presentes materiais.
“Um dado interessante que a pesquisa traz é que, aproximadamente, 43% afirmam que já substituíram, ou pretendem substituir os presentes normais, aqueles presentes materiais, por experiências, como viagem, jantar, passeio, entre outros. Então, existe aí uma tendência de, em alguns casos, trocar o presente físico por uma experiência e isso tem tudo a ver com o que a gente tem vivenciado nas novas relações de consumo”.
Sakamoto diz ainda que 8 em cada 10 pessoas devem pesquisar o valor dos presentes em várias lojas. Ele considerou essa atitude um passo importante antes de realizar a compra de Natal.
“Isso é muito importante porque, realmente, os preços variam bastante e hoje há várias ferramentas que ajudam o consumidor a fazer pesquisas. Pela internet, aplicativos, rede social e até mesmo pesquisa nas lojas físicas, como faziam nossos pais e avós”.
Daisy Rachid, dona de casa de 76 anos, compra presentes de natal todo ano e pretende gastar R$ 150 em cada um deles.
“Eu devo dar 15 presentes e não gosto de comprar pela internet. Eu gosto de comprar em lojas físicas, porque eu gosto de ver o produto”.
De acordo com a pesquisa, entre os itens mais comprados pelos consumidores no período natalino estão: roupas, com 52%; perfumes e cosméticos com 36%; calçados e brinquedos com 30% e acessórios com 22%.
*Com supervisão de Roberta Lopes