Seduc promove encontro entre professores que atendem escolas indígenas.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves - Voz: Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Educação promoveu o 1º Encontro de Assessores Pedagógicos. O evento coordenado pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional teve abertura na quarta-feira passada, dia 17, reunindo um grupo de dança de Tangará da Serra, e posteriormente orientando os assessores quanto ao atendimento das escolas indígenas em relação às demandas pedagógicas e administrativas.
O maior desafio se encontra no distanciamento físico entre as partes. Fabiani Capelari dos Reis de Colíder, por exemplo, que trabalha com os Caiapós e Apiakás, tem que viajar 600 quilômetros de barco ou avião para atender as duas escolas indígenas.
Outro desafio seria a formação de professores indígenas, como relata Miriam Lagares, de Campinápolis. Ao trabalhar com a etnia xavante, ela ainda cita a dificuldade da comunicação. “Deparamos com estudantes que fazem o ensino fundamental em escolas indígenas e vem para o ensino médio na escola urbana, sem falar a língua portuguesa. Então, precisam ser alfabetizados na nossa língua materna para continuar os estudos”.
O encontro pôde contribuir com a formação dos indivíduos participantes com novos conhecimentos para a educação indígena no Estado. A secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria de Araújo Luzardo, disse que a Seduc tem se esforçado muito para fazer o melhor trabalho em relação ao acompanhamento dessas escolas e que o encontro é fundamental para entender as dificuldades de cada uma delas.
“A assessoria pedagógica é o braço da Seduc nos municípios e o trabalho em parceria com as redes municipais é uma das soluções para ajudar as escolas a vencer os desafios da educação indígena”, ressaltou.