SES-MT distribui 15 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório para municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: João Risi/MS

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu 15 mil 580 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório, que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia, e começou a distribuição aos municípios na última sexta-feira. 

A vacinação é destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação. 

O objetivo é que os anticorpos sejam transferidos aos bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida contra as infecções respiratórias agudas graves. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, é muito importante que as grávidas a partir da 28ª semana de gestação procurem os postos de saúde para se vacinar. 

Ele lembrou que a medida é para evitar que as crianças fiquem doentes nos primeiros meses de vida e diminuir as internações ou hospitalizações e complicações associadas ao vírus. 

Em Mato Grosso, a estimativa é de que quase 58 mil gestantes estejam aptas a receber a vacina, administrada em dose única e sem restrição de idade materna. 

A indicação é de uma dose a cada gestação. 

O vírus sincicial é um dos principais agentes de infecções do trato respiratório inferior em recém nascidos, incluindo bronquiolite e pneumonia. 

Segundo a Secretaria de Saúde a vacinação contra o vírus sincicial respiratório é a melhor forma de as grávidas protegerem seus filhos. 

A vacina, que na rede privada pode custar até mil e 500 reais a dose, agora é oferecida gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.