Sindicatos realizam reunião para avaliar veto do governador ao aumento dos servidores do judiciário

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Redes Sociais

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

A Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso, em apoio ao Sinjusmat, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, convocou em caráter emergencial todas as entidades sindicais e associativas que representam trabalhadores do serviço público municipal, estadual e federal para uma reunião que vai definir os próximos passos das categorias. 

O encontro será realizado nesta terça-feira, às nove horas da manhã, na sede da Federação, em Cuiabá. 

A mobilização é uma resposta ao governador Mauro Mendes depois que ele vetou o projeto de lei que garantia um aumento de 6,8% nos salários dos servidores do Tribunal de Justiça. 

A proposta de reajuste foi aprovada na CCJ e no plenário da Assembleia Legislativa. 

Mauro Mendes vetou o projeto e em seguida articulou a base do governo na Casa de Leis para manter o veto. 

Os sindicatos classificaram o veto como uma “ação grave”, interpretada como tentativa de controle e afronta à autonomia do poder Judiciário e à valorização dos servidores. 

A convocação da Federação atende a um pedido formal do Sinjusmat, feito pelo presidente do sindicato Rosenwal Rodrigues, que enviou um ofício à entidade alertando para o cenário de desleixo institucional, falta de diálogo e desconsideração histórica do Governo do Estado com as entidades representativas. 

Durante a reunião, os sindicatos devem discutir estratégias de mobilização, ações jurídicas e encaminhamentos políticos para garantir o respeito aos direitos consolidados dos servidores. 

A expectativa é formar um bloco unificado, fortalecendo a resistência e ampliando a articulação entre diferentes categorias e esferas do serviço público.