MAIS VIDA. Ministro Carlos Fávaro entrega alevinos para fortalecer piscicultura na Baixada Cuiabana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Caroline De Vita

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O ministro da Agricultura e Pecuária participou no último sábado da primeira entrega de alevinos do projeto Piscicultura Mais Vida.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso.

Esta primeira entrega contemplou 40 famílias da agricultura familiar cadastradas no programa que receberam até mil exemplares, de acordo com a capacidade de seus tanques.

As demais famílias cadastradas no programa vão receber os alevinos ao longo das próximas semanas.

O evento foi realizado na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, em Nossa Senhora do Livramento.

No evento, o ministro visitou a estação de piscicultura, os laboratórios técnicos e a incubadora, acompanhando todo o processo de reprodução das matrizes e criação dos alevinos.

Um dos beneficiários do projeto, o agricultor familiar Agnaldo Jesus Botelho, contou como esses alevinos vão incrementar sua produção.

Além da produção de mandioca, ele conta com dois tanques de piscicultura em sua propriedade na região do distrito da Guia.

O agricultor destacou que não tem mais rio, não pode pescar e nem transportar, então a solução é fazer a criação nos tanques. Segundo ele, a venda dos peixes corresponde a 50% da renda da propriedade.

Já o reitor do IFMT, professor Júlio César dos Santos, contou que quando o Instituto assinou o termo com o Ministério da Agricultura para a produção de alevinos, o ministro pediu pelo menos um milhão.

Mas, agora, de acordo com o reitor, a meta da equipe é produzir cinco milhões até o final de março com os mesmos recursos destinados para a produção de um milhão.