| Projeto legaliza a criação e exposição de “galos de “briga” em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O deputado estadual Gilberto Cattani, do PSL, apresentou um projeto de lei que prevê a autorização do Governo do Estado para a criação, manejo e exposição de galos das raças Mura e Índio Nacional.
Por se tratarem de aves que são usadas em rinhas clandestinas, por terem comportamento de busca natural pelo combate, os criadores mato-grossenses são constantemente alvo de preconceito.
A proposta não tem como objetivo promover ou autorizar o uso das aves em brigas, prática criminosa que é vedada por lei federal em todo o Brasil desde 1961.
Na justificativa do projeto, o parlamentar cita que criadores das duas raças frequentemente são alvo de preconceito.
O documento ainda lembra que os galos não são úteis somente para briga e que ambas as raças estão sendo utilizadas em cruzamentos genéticos para o melhoramento de raças com potencial comercial, particularmente na produção orgânica.
“Essa proposta é para que o setor de criação tenha um respaldo jurídico para que possa ser feita a criação de espécies no território estadual, para que essas aves possam ser protegidas”, explicou o parlamentar.
Ainda conforme o deputado, a aprovação desta lei pode reduzir os casos de maus-tratos, visto que ela trará segurança jurídica aos criadores que vão trabalhar de forma legalizada.
No Brasil, estados como Sergipe já tem uma lei semelhante que foi aprovada e regulamentada através de um manual de atividades de criação, manejo e exposição de aves.