Pesquisa do Imea aponta que 86% dos agricultores de MT tem internet na propriedade.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Um estudo divulgado nesta terça-feira, pelo Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, revela que 86% dos agricultores do estado possuem internet na propriedade, mas a maior parte da abrangência desta conexão está concentrada apenas na sede da fazenda, demonstrando que ainda existe uma lacuna na conectividade e oportunidade de melhorias neste setor.
O estudo “O perfil do agricultor mato-grossense na era digital” elaborado para comemorar os 23 anos do Instituto, celebrados nesta terça-feira, traz três importantes focos de análises: o cenário da conectividade no campo, o uso de tecnologias e o perfil tecnológico dos produtores de Mato Grosso.
A pesquisa foi feita com 470 agricultores do estado, abrangendo uma área total de 901 mil hectares de soja que correspondem a 9% da área estadual de plantio desta cultura.
O trabalho foi realizado entre os meses de setembro e outubro de 2020 e incluiu as sete macrorregiões, totalizando 80 dos 141 municípios mato-grossenses.
Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, o estudo contribuiu para avaliar o momento atual do produtor no que tange a utilização de tecnologia, além de fomentar ainda mais o desenvolvimento das soluções para o agro.
“A pesquisa revela desafios como a conectividade, os canais de comunicação e oportunidades de melhorias, dados de clima, monitoramento da produtividade, entre outros fatores importantes que ainda precisamos avançar”, afirmou.
Um dado curioso é que entre os inúmeros benefícios da internet nas propriedades, o principal deles, segundo a amostra de produtores entrevistados, é a permanência de funcionários nas propriedades, com 22%.
Em seguida estão fatores como o controle dos estoques, 18%, monitoramento das operações agrícolas, com 17%, compras on-line, 16%, monitoramento do clima, citado por 14%, e segurança na fazenda, com 13%.
Para conhecer o estudo completo, basta acessar o site www.imea.com.br e fazer o seu login no canto superior direito da página e acessar a plataforma Imea Digital.