Pesquisa aponta queda de famílias endividadas em Cuiabá. Cartão de Crédito segue como vilão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A pesquisa que monitora o nível de endividamento e inadimplência das famílias em Cuiabá, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso, encerrou o ano de 2024 refletindo um comportamento positivo.

O levantamento trouxe uma estabilidade no número de famílias que consomem de forma parcelada e um ligeiro recuo de consumidores com contas em atraso durante o ano.

No mês de dezembro, 86,4% das famílias estavam endividadas na capital do estado, sendo que a maioria, ou seja, 45,7%, disse estar pouco endividada e apenas 6,9% muito endividada.

Em comparação ao mês de novembro, a proporção de famílias endividadas apresentou aumento de 1,7 ponto percentual, o que pode ser justificado pelo aumento do consumo durante as datas festivas de fim de ano.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou o consumo consciente por parte das famílias cuiabanas, assim como a manutenção no nível de endividamento e a quitação das contas em atraso.

Quanto aos principais tipos de dívidas, o cartão de crédito se destaca com 81,5%, seguido dos carnês com 25,9%, e o financiamento de carro com 5,7%.

A quantidade de famílias com contas em atraso caiu de 43 mil 927 em dezembro de 2023 para 38 mil 962 em dezembro de 2024, um recuo de 11,7% no período.

Já o número de famílias que disseram não ter condições de quitá-las apresentou uma leve queda na variação mensal, saindo de 11 mil 633 em novembro para 10 mil 810 em dezembro, uma redução de 7,07%, permanecendo com estabilidade durante o ano de 2024.