Operação liderada pela Sema coíbe a pesca depredatória e outros crimes ambientais em municípios da região norte Araguaia.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Confresa, ONG aliança da Terra e Polícia Militar, resgatou 12 tartarugas durante operação de 10 dias, realizada no fim de julho, que abrangeu 13 municípios de Mato Grosso.
As tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural. Também foram apreendidos 110 quilos de peixes das espécies matrinchã, pacu, ferrada, piau, sardinha e pirarucu, carnes de caça e apetrechos proibidos de pesca como redes, espinhéis, arpão e boias.
A Operação, que durou 10 dias, envolveu áreas de preservação permanente e do Parque Estadual do Xingu, incluindo 13 municípios da região norte Araguaia, entre eles, São Félix, Luciara, Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte, e São José do Xingu.
Além das ações contra a pesca predatória, os fiscais atuaram também contra as queimadas florestais, ao se depararem com um foco de incêndio de grande porte em Jacaré Valente, Distrito de Confresa, atingindo cerca de 60 hectares de mata.
Ao final da operação oito pessoas foram conduzidas para delegacia e os peixes apreendidos foram doados para o Hospital de São Félix do Araguaia.
O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria da Sema pelo telefone 0800-65-3838.