OAB pede a AL que investigue o deputado Gilberto Cattani por crime de homofobia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

A OAB Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil, ingressou com um pedido na Assembleia Legislativa para que o deputado estadual Gilberto Cattani, do PSL, seja investigado na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar.

 

De acordo com a Comissão da Diversidade Sexual da OAB, a postagem veiculada pelo perfil oficial do deputado Cattani “apresenta graves indícios de homofobia, atitude que é equiparada ao crime de racismo”.  

 

Com base na postagem do parlamentar, a OAB decidiu pedir a instauração de procedimento junto a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, para apurar a conduta do Deputado Gilberto Cattani por quebra de decoro parlamentar”, diz um trecho do documento.

 

 O pedido de investigação do deputado bolsonarista é assinado pelo presidente da OAB Mato Grosso, Leonardo Campos, e pelo presidente da Comissão da Diversidade da Ordem, Nelson Freitas Neto.  


Na postagem, que foi feita em referência ao Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, Cattani escreveu: "Ser homofóbico é uma opção. Ser gay também", e publicou no Instagram.

 

Agora a decisão de encaminhar ou não o pedido da OAB contra o deputado Cattani está nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi.

 

Pelo mesmo motivo, Gilberto Cattani, já está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. A ação foi representada pelo promotor de Justiça Henrique Scheneider, após o Grupo Livremente, que atua na defesa dos direitos da população LGBTQI+, formalizar a denúncia.

 

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.