Nos primeiros quatro meses deste ano, MT registrou mais de 300 casos de estupro de vulnerável

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Durante o ano passado, Mato Grosso registrou mil 142 ocorrências de estupro de vulnerável, que tem como vítimas pessoas abaixo de 14 anos ou em situação de vulnerabilidade.

 

Aconteceram ainda 223 estupros e 131 casos de assédio sexual, além de 121 ocorrências de importunação sexual, 87 de aliciamento e 37 de exploração sexual.

 

Os números são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública e incluem ocorrências registradas pela Polícia Civil e Polícia Militar.

 

Este ano, entre os meses de janeiro e abril, os números de estupro de vulnerável alcançaram 331 ocorrências e de estupro 53. Já os crimes de assédio sexual tiveram 27 registros e de importunação sexual 52 ocorrências.

 

Os sinais de que uma criança ou adolescente sofreu abusos sexuais tem características que muitas vezes estão evidentes no cotidiano das vítimas, seja no comportamento introspectivo, aversão ou medo de determinada pessoa, mudança de vestimentas como forma de se esconder, a automutilação, entre outros que importem em mudança de comportamento ao que normalmente a vítima apresentava.

Segundo a delegada da Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Várzea Grande, Mariell Dias, o principal crime contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes é o estupro de vulnerável, cometido com predominância contra vítimas do sexo feminino e em sua grande maioria por familiares próximos ou amigos que tenham livre acesso a elas.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.