| 02 NOME LIMPO. Feirões de negociação de dívidas fecham ano de olho no 13º.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com a proximidade da data final de pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, em 20 de dezembro, as campanhas de regularização de dívidas aceleram a divulgação e a busca ativa por clientes.

Entre outubro e novembro foram três feirões de maior volume: o da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, e pela plataforma consumidor.gov.br, que foi até o final de novembro; o do Serasa, em parceria com os Correios, que se encerra justamente no dia 20 de dezembro; e o promovido pelos Procons, que segue até 17 de janeiro.
Balanço parcial divulgado pela Serasa no início da semana, registrou 180 mil negociações por dia nessa 32ª edição do feirão, iniciada em 28 de novembro, com mais de nove milhões e meio de acordos até agora.
No dia 29 de novembro registraram o pico de 458 mil acordos negociados, recorde da instituição em seus feirões de negociação de dívidas.
A maior parte das dívidas negociadas estava relacionada a empresas do ramo financeiro, sendo 24,07% das dívidas com Securitizadoras e 23,07% com Bancos e Financeiras, seguidos de perto por Empresas de Telecomunicação, com 21,51% das dívidas negociadas.
Levantamento da Confederação Nacional de Comércio estima que em novembro, 29,4% das famílias tinham dívidas.
A negociação pode ser feita de maneira virtual, pelo site da empresa, que alerta cuidados com fraudes, ou presencialmente, em agências dos Correios, que integrou 10 mil unidades na campanha.
Em novembro, foram mais de 133 mil atendimentos realizados nas agências da estatal.
Levantamento anterior da empresa sobre intenção de uso do décimo terceiro indicou que 31% dos que se planejaram em relação aos gastos com essa fonte pretendiam usá-la para quitar dívidas.