Mulheres lideram mais de 80% dos projetos do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Seaf

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso tem um retrato de protagonismo feminino no campo: quatro mil 986 dos cinco mil 992 projetos inscritos no Fundaaf, Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, modalidade Inclusão Rural, foram elaborados por mulheres agricultoras de pequena escala.

Os dados são da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, vinculada à Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

Entre os demais beneficiários estão 852 projetos de indígenas e 110 de quilombolas.

A modalidade Inclusão Rural prioriza mulheres, indígenas, quilombolas, assentados, jovens e idosos nos critérios de pontuação do edital, que estipula renda de até meio salário mínimo e cadastro no CadÚnico Rural para recebimento de seis mil reais destinados à compra de insumos, equipamentos, serviços, infraestrutura e tecnologias.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andréia Fujioka, destaca que o governo estadual tem colocado as mulheres, indígenas e quilombolas no centro das políticas públicas da agricultura de pequena escala.

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, ressaltou que o programa vai além do repasse financeiro, já que oferece apoio técnico para agricultoras e agricultores familiares, para transformar projetos em realidade.

Suelme enfatizou ainda que com o Fundaaf, é possível garantir recursos que melhoram a produção, aumentam a renda e fortalecem a permanência das famílias no campo.