MTI discute o uso de tecnologias como recurso pedagógico.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves - Voz: Guilherme Alves
A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação esteve em reunião com a Secretaria de Estado de Educação, para discutir maneiras de utilizar as ferramentas disponíveis da tecnologia dentro da sala de aula, além de novos sistemas que aprimorem a gestão nas escolas.
Está definido como prioridade desenvolver um portal do aluno mais estruturado, com registros eletrônicos de frequência escolar, softwares educativos e a utilização da tecnologia para diminuir a evasão escolar, oferecendo também uma opção à distância. Ao todo, a Seduc já tem 60 projetos de prontidão para serem implantados.
“O maior desafio é pensar tecnologia como recurso pedagógico - em como vencer as deficiências considerando as distâncias do nosso Estado”, relata a Secretária Adjunta de Gestão Educacional Rosa Maria, se preocupando especialmente com as escolas mais distantes da capital, pois o acesso à internet é precário e a equipe de TI, enxuta.
Sendo assim, o presidente da MTI Kleber Geraldino sugeriu fazer parcerias entre a empresa e provedores regionais, utilizando assim fibra ótica e solucionando um dos problemas de comunicação. “Seria uma espécie de rede interna da Seduc, como se fosse uma Infovia. A internet sairia daqui e daqui mesmo vocês poderiam acessar as pastas dos professores e alunos, lá no interior. Vai ser bem mais barato para o Estado e para a secretaria, pois não precisaremos instalar as fibras, já que utilizaremos as existentes”, explicou.
A Seduc vai apresentar para a MTI os projetos que deseja colocar em prática, e será verificado os que podem ser atendidos de acordo com a prioridade. A MTI mantém atualmente parceria com a Google, que já oferece soluções tecnológicas no âmbito governamental em Mato Grosso.