| Mendes comenta “CPI da Covid” e diz que “todas as instituições têm o dever de prestar contas”.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes afirmou esperar que a CPI da Covid, em andamento no Congresso Nacional, atue “com seriedade e responsabilidade”.
A CPI investiga as ações do Governo Federal no enfrentamento à Covid-19 e a aplicação de recursos federais relativos à pandemia por estados e municípios.
Para Mendes, cabe agora aos parlamentares fazerem as investigações com seriedade, com responsabilidade, sem pirotecnia e barulho.
O governador ressaltou que todas as instituições, inclusive o Governo de Mato Grosso, têm o dever de prestar contas de suas ações à sociedade e aos órgãos de controle sobre a atuação no combate à Covid-19.
Mauro afirmou que trabalha corretamente e que quando se trabalha assim as coisas funcionam e se cria uma cadeia positiva de boas ações.
No total, conforme o governador, já foram aplicados mais de 640 milhões de reais desde o início da pandemia em 2020, sendo 371 milhões de reais de recursos próprios do Governo de Mato Grosso e 260 milhões de reais do Governo Federal.
Mauro disse que esses valores foram usados para custear os hospitais, as UTIs, medicamentos, testes, contratação de pessoal.
Ele destacou que uma única UTI custa em média dois mil reis por dia, e que o Estado está bancando mais de seiscentas Unidades de Terapia Intensiva em todas as regiões de Mato Grosso.
De acordo com Mendes, são mais de 36 milhões de reais por mês só com UTIs.
“Fizemos grandes investimentos para salvar vidas de quem infelizmente teve uma complicação maior”, destacou.