| 01 Mapa encerra debates sobre o BID Pantanal em 12 municípios da baixada cuiabana.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Termina esta semana, as visitas da equipe técnica da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso aos 12 municípios da Baixada Cuiabana que serão beneficiados pelo programa BID Pantanal.
O próximo passo é, a partir da relação dos projetos apresentados, selecionar os que efetivamente farão parte do programa.
Essa definição cabe ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A equipe passa a trabalhar, nos próximos dias, na elaboração de uma carta-consulta a ser apresentada ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, que vai financiar os recursos do programa, que podem chegar a um bilhão de reais para os 12 municípios.
A expectativa é de apresentar essa carta ao banco no início do próximo ano e, caso seja aprovada, os recursos deverão estar disponíveis no segundo semestre de 2024.
Nos últimos dias, a Assembleia Legislativa promoveu uma série de audiências públicas para que os interessados pudessem conhecer o programa e também sugerir projetos a serem avaliados.
Os eventos aconteceram em Santo Antônio de Leverger, Poconé, e em Cáceres.
O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, coordenou os trabalhos nas três audiências que foram realizadas nas Câmaras Municipais de cada cidade.
O ministro Carlos Fávaro participou da primeira audiência pública, e explicou que o BID Pantanal é um dos três grandes programas de desenvolvimento regional do país que deverão ser financiados pelo banco.
Em Mato Grosso, o BID Pantanal vai contemplar projetos em municípios como Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nobres, Rosário do Oeste e Várzea Grande, entre outros.