Mais de 100 mil famílias da agricultura familiar estão em situação de vulnerabilidade

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso conta com aproximadamente 162 mil famílias atuando na agricultura familiar.

Entre os principais desafios enfrentados, e que travam o desenvolvimento da atividade, estão a falta de assistência técnica para produção, inspeção sanitária e regularização fundiária.

O Governo de Mato Grosso está trabalhando no programa “Pensando Grande para os Pequenos”, oportunidade em que diversos atores do poder público vão atuar em conjunto com objetivo de quebrar as principais barreiras que impedem o avanço do desenvolvimento da agricultura familiar no estado.

Atualmente, o estado conta com 296 agroindústrias da agricultura familiar, mais de 590 associações e 70 cooperativas de pequenos produtores.

Dados do governo de Mato Grosso revelam que ao menos 70% dos pequenos produtores encontram-se em situação de vulnerabilidade.

São mais de 113 mil famílias da agricultura familiar sem assistência para a produção, tecnologia, regularização fundiária e ambiental, além de acesso ao crédito.

Os números revelam ainda que 30% dos empreendimentos de pequenos produtores, como as agroindústrias, não conseguem comercializar seus produtos registrados diante da falta de inspeção municipal, estadual e ou da vigilância sanitária.

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 105 possuem menos de 20 mil habitantes.

Uma das estratégias para o fomento da agricultura familiar encontrada pelo governo do estado está sendo a criação de consórcios regionais. Ao todo 15 consórcios devem ser criados.