| JBS é condenada a pagar R$ 1 milhão após irregularidades em unidade de Mato Grosso.mp3 |
Por TRT FM - Cuiabá
A Justiça do Trabalho condenou a empresa JBS a pagar uma indenização de um milhão de reais por danos morais coletivos. O motivo? Irregularidades no frigorífico da empresa localizado no município de Diamantino, aqui em mato grosso. A decisão é da juíza Rafaela Pantarotto, da Vara do Trabalho da cidade.
O caso chegou até a justiça pelo Ministério Público do Trabalho, que ajuizou uma ação civil pública contra a JBS.
Entre os vários problemas identificados no frigorífico está o descumprimento da jornada de trabalho prevista em lei. Também foram detectados a insuficiência de medidas de ergonomia e de segurança no uso de máquinas e equipamentos, além da exposição dos trabalhadores a ruído excessivo.
Na decisão que condenou a JBS, a juíza Rafaela Pantarotto determinou que a empresa cumpra uma serie de obrigações, sob pena de multa. O objetivo é resolver as irregularidades que colocam os trabalhadores em riscos.
A quantia a ser paga pela JBS vai ser destinada a instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam políticas voltadas à defesa do meio ambiente de trabalho, e prestem assistência social a crianças e adolescentes.