| 02 Indea aperta o cerco contra a venda de mudas e sementes sem procedência comprovada.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Equipes do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, apreenderam, no primeiro semestre deste ano, mil 978 mudas que estavam sendo transportadas para a venda, sem a devida procedência, em oito flagrantes registrados nos municípios do estado.
A comercialização ambulante de sementes, mudas e plantas, sejam frutíferas ou ornamentais, é proibida em Mato Grosso desde 2010.
Em 2022, os fiscais do Indea destruíram quatro mil 686 mudas, nas 17 fiscalizações realizadas em Cuiabá e interior, sendo que a maioria era de plantas frutíferas e ornamentais.
A prática de vender nas ruas e avenidas qualquer material vegetal sem procedência, utilizando caminhões, caminhonetes e carros de passeio como ponto de exposição e transporte, é vedada devido ao risco de serem introduzidas ou disseminadas no Estado pragas ainda não existentes, que causem perdas na produção agrícola e prejuízos econômicos aos produtores rurais.
Segundo a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral, explicou que nesses casos, a penalidade é a destruição das plantas, não cabendo ao infrator qualquer tipo de indenização, e ainda multa em mais de 39 mil reais.
Vale lembrar que sementes, mudas e plantas só podem ser comprados em estabelecimentos comerciais certificados e inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas e no Indea.
A pessoa que flagrar a venda ilegal de mudas pode fazer uma denúncia diretamente em uma das unidades locais do Indea presente em 139 municípios do Estado ou na ouvidoria setorial do Indea pelo telefone 0800 647 9990.