04 Imac e Bombeiros lançam cartilha para prevenir incêndios em propriedades rurais de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Imac
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso se reuniram, no início desta semana, para conversar sobre a produção de uma cartilha orientativa para a prevenção e o combate a incêndios em propriedades rurais.
O material, voltado especialmente aos pecuaristas, está previsto para ser lançado ainda este ano.
A proposta da cartilha é oferecer orientações práticas e acessíveis que auxiliem os produtores tanto na prevenção de focos de incêndio quanto na resposta rápida e eficiente em situações emergenciais.
Além da publicação, a parceria prevê a realização de palestras educativas em diversas regiões do interior do estado, ampliando o alcance das ações de conscientização.
Representaram o Imac o presidente, Caio Penido, e a diretora executiva, Paula Sodré Queiroz.
Pelo Corpo de Bombeiros, estiveram presentes o comandante-geral, coronel Gledson Vieira, o assessor interinstitucional, coronel Aluísio Metelo, e o diretor de Gestão Estratégica, coronel Paulo Correia.
Segundo o presidente do Imac, Caio Penido, o objetivo da iniciativa é fornecer aos produtores informações para que possam atuar tanto de forma preventiva quanto no combate ao fogo, com as melhores ferramentas disponíveis e em conformidade com a legislação vigente.
Entre as ferramentas que estarão disponíveis na cartilha, destaca-se o Sistema Integrado de Cadastro de Recursos para Apoio aos Incêndios Florestais, que incentiva os produtores rurais a cadastrarem equipamentos, pessoal e estrutura que possam ser mobilizados em apoio ao Corpo de Bombeiros durante ações de combate a incêndios.
A ferramenta representa uma estratégia de cooperação entre setor público e privado, fundamental em um estado com extensas áreas rurais e vegetação suscetível a queimadas.
Penido disse ainda que o material é muito didático, com linguagem acessível, pensado para facilitar a vida dos pecuaristas e apresentar as técnicas mais adequadas para antes e durante os focos de incêndio.