Governo Federal quer mudar imagem do agronegócio brasileiro quanto ao desmatamento.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quer reverter a imagem negativa, em termos ambientais, que o setor agropecuário tem no exterior.
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Orlando Leite Ribeiro, os problemas de desmatamento se tornam ainda mais graves para o Brasil devido a uma percepção externa reforçada por países que querem defender “seus sistemas ineficientes” de prática agrícola.
A afirmação foi feita durante o debate Pró-Clima: Agroindústria, Segurança Alimentar e Sustentabilidade, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, que contou também com a participação da ministra da pasta, Tereza Cristina.
Para Ribeiro, é preciso diferenciar o problema existente do problema da imagem.
Segundo ele, o Brasil tem problemas com o número crescente de desmatamento, mas existe um problema maior que é a percepção, no exterior, dessa situação.
Ele salientou que, no imaginário popular europeu, a Amazônia está queimando e estão extraindo madeira no coração da Amazônia, o que, de acordo com o secretário, não é verdade.
Para a ministra Tereza Cristina, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, vai representar uma oportunidade para o país apresentar, ao mundo, “o papel positivo da agropecuária brasileira para a mitigação de emissões e para a adaptação às mudanças climáticas”.