08 FUNDAAF. Programa de Inclusão Rural da Seaf e Empaer recebeu quase seis mil inscrições.mp3 |
Foto da manchete: Lucas Diego - Seaf-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, com atuação da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, recebeu cinco mil 992 inscrições de projetos para acesso a até seis mil reais por família por meio do Fundaaf, Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, na modalidade Inclusão Rural.
A iniciativa contempla indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, agricultores familiares e artesãos.
As inscrições terminaram na última quinta-feira.
Agora as cinco mil 292 propostas que cumpriram os requisitos iniciais seguem para análise do Comitê Técnico, que vai avaliar o enquadramento nos critérios do edital.
Em seguida, os projetos serão submetidos ao Conselho de Administração do Fundaaf, presidido pela secretária da Seaf, Andreia Fujioka, responsável por deliberar e supervisionar a execução do programa.
Para a secretária, o número expressivo de inscrições revela a força da agricultura familiar em Mato Grosso e a eficácia da atuação integrada entre os órgãos estaduais.
Segundo a coordenadora de Acesso ao Crédito da Seaf, Jorcelina Scam, a operacionalização do dinheiro será feita pela Desenvolve MT, Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, que vai emitir cartões para cada beneficiário.
A secretária explicou que os cartões serão enviados aos escritórios da Empaer, responsáveis pela entrega aos produtores. Segundo ela, cada família terá 60 dias para realizar as compras previstas no projeto e apresentar as notas fiscais à Empaer.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, reforça que o trabalho da Seaf e Empaer é essencial para garantir a efetividade da política pública.
Suelme lembrou que a Empaer está presente em todos os cantos do Estado, garantindo que até as comunidades mais distantes sejam atendidas.
Ele disse ainda que este é um esforço coletivo que coloca o interesse público acima de qualquer disputa e fortalece a agricultura familiar.
O recurso é repassado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Seaf e visa promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais em situação de vulnerabilidade.