Expedição mato-grossense visita Rondônia para trocar experiências na produção de cacau, leite e café.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A “Expedição Mato Grosso – Rondônia: do cacau ao chocolate e do leite ao café” - vai possibilitar a troca de experiências na produção de cacau, leite e café no estado de Rondônia para uma comitiva de 40 pessoas entre agricultores familiares, indígenas, servidores, representante do Consórcio Vale do Juruena e autoridades mato-grossenses.
A iniciativa faz parte do projeto “Sistemas Agroflorestais manejados participativamente com tecnologias agroecológicas”, realizada pela Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Prefeitura de Aripuanã, e apoiado pelo Programa REM.
Durante esta semana, a expedição passará pelos municípios de Ouro Preto do Oeste, Jaru e Cacoal, visitando diferentes propriedades rurais produtivas.
No percurso, o grupo terá oportunidade de conhecer, por exemplo, um viveiro profissional de produção de mudas de cacau, destacando seleção de material genético clonal, de enxertia, plantio e podas.
No roteiro têm visitas a propriedades rurais tecnificadas com produção de leite e café. Em uma delas, o produtor fabrica iogurte e exporta café.
Em Mato Grosso, o projeto está sendo desenvolvido em Aripuanã, usando Sistemas Agroflorestais em propriedades de agricultura familiar e terras indígenas da região noroeste do Estado.
O responsável pelo projeto, o engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz Ramos, explica que o resultado tem garantido uma produção que respeita o meio ambiente, recupera áreas degradadas e, ao mesmo tempo, auxilia na diversificação de renda dos pequenos produtores.