Nove feriados nacionais em dias úteis devem afetar a produção em 2026

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

LOC.: Em função do volume de feriados nacionais que cairão em dias úteis em 2026, a indústria deve ser um dos setores mais impactados. O diagnóstico é do vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, a CACB, Márcio Luís.

O representante da entidade explica que a interrupção na jornada de trabalho implica na redução da produtividade. Ele alerta que setor produtivo deve ficar atento às medidas para evitar a fragilização da economia.

Aliado ao fato de que nove dos 10 feriados nacionais cairão em dias úteis, ele lembra que o setor produtivo corre risco de ser penalizado ainda mais, especialmente porque 2026 também marca ano de eleições presidenciais no país e de Copa do Mundo.

Na avaliação de Márcio Luís, 2026 deve exigir maior planejamento para os empresários. Ele também destaca a importância do diálogo do setor produtivo com as suas respectivas entidades representativas, para buscar soluções que amenizem os impactos.
 

TEC./SONORA.: Márcio Luís, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

“Sem dúvida alguma, o diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores vai ser importante, até para destacar que uma economia fragilizada é ruim para todo mundo. A criação de escalas, os empreendedores também focarem na gestão do estoque, a logística – todos os fatores vão ser preponderantes para tentar amenizar o impacto que vai ocorrer por conta dessa quantidade de feriados, que nós vamos ter em 2026.”
 
Áudio (35s)

LOC.: Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe, estima que o brasieliro terá cerca de 45 dias de folga – somando os 30 dias de férias e o período de feriados.

Na avaliação dele, o cenário deve impactar a concorrência da indústria no mercado internacional.
 

TEC./SONORA.: Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)

“A gente concorre internacionalmente. Então, o nosso par está trabalhando, produzindo, sendo mais produtivo, e a gente está aqui com as exceções de trabalho que os feriados geram, ou o período alongado de férias.”

Áudio (12s)

LOC.: Algumas associações comerciais já definiram e divulgaram seus respectivos calendários comerciais de 2026. É o caso da Associação Comercial e Industrial de Garça, de São Paulo.

Conforme o Portal Garça Online, a divulgação antecipada do calendário tem como objetivo facilitar o planejamento de colaboradores e consumidores ao longo do próximo ano.

Reportagem, Bianca Mingote. Locução, Marquezan Araújo.