Estudo mostra que existem oito variantes do novo coronavírus circulando em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde oito variantes do coronavírus foram encontradas em Mato Grosso.

 

O estudo analisou 52 amostras de 23 municípios de diferentes regiões do estado, de casos notificados no IndicaSUS e de pacientes em UTIs, Unidades de Terapia Intensiva. Do total analisado, 24 pacientes morreram.

 

Conforme acompanhamento genômico da Fiocruz, cerca de 92% das amostras avaliadas apontavam para a variante P1, que teve origem em Manaus.

 

“Temos relatos de algumas novas variantes, inclusive a da Índia, que pode estar chegando no estado e isso traz uma preocupação extra, porque ainda não sabemos como vai ser o comportamento dela”, disse o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, Diego Xavier.

 

variante P1, segundo Diego, é considerada “extremamente perigosa”.

 

Ele disse ainda que as variantes costumam surgir em locais em que há descontrole total da pandemia.

 

Segundo Diego, as recomendações de biossegurança continuam as mesmas para tentar diminuir a curva de contágio e controlar a situação.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde as variantes encontradas no estado são as mesmas que circulam em outros estados do Brasil, e que não é possível mencionar a origem de cada uma delas.

 

Os especialistas e pesquisadores alertam ainda que a possibilidade de uma terceira onda da pandemia do novo coronavírus não está descartada em Mato Grosso.

 

Os estudiosos apontam os altos índices de casos, o relaxamento das medidas restritivas, a falta de conscientização da população com aglomerações clandestinas, a vacinação a passos lentos e o comércio aberto são fatores que podem provocar uma nova onda da doença aqui no estado.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.