Estratégia para recuperar 5 mil hectares de Cerrado foi apresentada em Barra do Garças

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e a equipe do Programa Juntos pelo Araguaia apresentaram, durante a 38ª Expoleste, Feira Agropecuária de Barra do Garças, na última semana, a estratégia para recuperar cinco mil hectares de Cerrado.

A iniciativa fez parte do estande da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.  

O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no CAR, Cadastro Ambiental Rural, que influenciam diretamente na conservação do Rio Araguaia.

Segundo a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Farias, a mobilização social é de suma importância para adesão dos produtores.

Ela destacou que é necessário que todos conheçam a iniciativa, os benefícios de recuperar as áreas degradadas para melhorar a quantidade e qualidade da água do Rio Araguaia.

O representante da Empaer, Geraldo Donizete Lúcio, cita a importância do projeto para a agricultura familiar, já que os rios e cursos d’água garantem a produção de alimentos da população do entorno.

Geraldo Donizete destacou a iniciativa como “um projeto fantástico de recuperação das bacias hidrográficas do Araguaia”.

Na primeira etapa, o maior programa de recuperação de bacia hidrográfica do mundo, vai beneficiar 16 municípios goianos e 12 mato-grossenses.

Em Mato Grosso, as cidades contempladas são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.