Estão abertas as inscrições para o curso de mandarim no Centro Chinês da UFMT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Centro Chinês da UFMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Com o avanço das relações comerciais entre o Brasil e a China, a procura por cursos de mandarim vem ganhando força em Mato Grosso.

Na UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro Chinês, criado em parceria com a Universidade Agrícola do Sul da China, já atendeu mais de 200 alunos desde que começou a funcionar, em setembro de 2023.

A iniciativa é vinculada à Secretaria de Relações Internacionais da UFMT e tem como um dos objetivos promover a língua e a cultura chinesa, além de aproximar pesquisadores brasileiros e chineses em áreas de interesse comum, como no agronegócio, por exemplo.

Segundo a coordenadora do Centro Chinês, professora Caroline Oliveira, a iniciativa tem encontrado uma facilidade muito grande de aproximação nesse universo, principalmente em pesquisas relacionadas à soja.

Segundo ela, uma das principais linhas de pesquisa em desenvolvimento com a Universidade Agrícola do Sul da China tem como objetivo aumentar o teor proteico da soja produzida em Mato Grosso.

Pesquisadores da UFMT já mantêm vínculos com a universidade chinesa e buscam, com essa cooperação, fortalecer a base científica do agronegócio no estado.

O Centro oferece turmas com até 25 alunos e, além das aulas presenciais em Cuiabá, mantém turmas online, que também visam moradores do interior.

As inscrições para o segundo semestre estão abertas e podem ser feitas no site web.fundaçãouniselva.org.br.

A previsão para o início das aulas é no dia 23 de agosto.

A matrícula corresponde ao valor do curso semestral e pode ser paga à vista por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.

Os valores variam entre 300 e 550 reais, correspondentes a uma taxa única.