Especialistas visitam fazendas no pantanal para avaliar a escassez de água na região

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Propriedades rurais da região sul de Mato Grosso atendidas pelo projeto Fazenda Pantaneira Sustentável, receberam a visita de técnicos do Sistema Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e de pesquisadoras da Embrapa Pantanal, que tem sede em Corumbá, Mato Grosso do Sul.

As propriedades visitadas ficam nos municípios de Barão de Melgaço, Itiquira e Santo Antônio do Leverger, onde foram coletadas amostras de água para análise de qualidade, avaliação da vegetação, reavaliação de coletas anteriores e aferição do software FPS, Fazenda Pantaneira Sustentável.

Um aplicativo do software FPS, que atualmente atende 15 propriedades rurais em Mato Grosso, está em desenvolvimento para aprimorar os indicadores de sustentabilidade ambiental, social e econômico do bioma Pantanal.

Durante a coleta de água, foi quantificado o volume em litros e verificada a necessidade da construção de bebedouros para os animais. O supervisor do Senar, Marcelo Nogueira, explicou que é mensurado o consumo dos animais por dia.

“Cada animal adulto consome de 70 a 80 litros por dia. Sendo assim, verificamos quantos animais têm na propriedade e assim conseguimos fazer essa quantificação para saber se existe ou não déficit de água”, detalhou o supervisor.

Segundo Marcelo Nogueira, os pantaneiros não tinham a prática de utilizar bebedouros, o costume era usar os olhos d’água naturais, parecidos com represas de águas captadas pelas chuvas e enchentes.

Na opinião dele, o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável está mudando essa realidade. Os técnicos e pesquisadores da Embrapa estão recomendando que as fazendas façam perfurações de poços artesianos.

As fazendas assistidas pelo projeto já estão sentindo os benefícios. Mais de 35 poços artesianos foram perfurados, distribuídos nas quinze propriedades atendidas.  

A próxima coleta de dados, nas quinze fazendas, está prevista para o ano que vem.  

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.