Em Mato Grosso, 140 municípios encaminharam propostas para o Novo PAC. Cuiabá lidera

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tomaz Silva / Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Governo Federal recebeu 35 mil 119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, enviadas por cinco mil 537 municípios, o equivalente a 99,4% das cidades brasileiras.

Os projetos foram inscritos entre 24 de fevereiro e 31 de março e devem disputar parte dos cerca de 49 bilhões de reais previstos para investimentos em 19 tipos de empreendimentos, divididos em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes.

Em Mato Grosso, 899 propostas foram encaminhadas por 140 dos 142 municípios do estado.

Cuiabá lidera em número de inscrições, com 18 propostas, seguida por Rondonópolis, com 12, Canarana e Várzea Grande, apresentaram 10 propostas cada uma e Barra do Garças, nove projetos.

Na área da saúde, o estado apresentou 136 pedidos para aquisição de combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, 131 kits de teleconsulta, 107 unidades odontológicas móveis, além de 92 propostas para construção de Unidades Saúde, 42 centros de atenção psicossocial, 14 ambulâncias do Samu e três policlínicas.

O eixo de educação inclui 125 solicitações para o programa Caminho da Escola e 91 para construção de creches e escolas de educação infantil.

Já na infraestrutura social, os municípios pediram 117 espaços esportivos comunitários.

As propostas em cidades sustentáveis incluem ações de abastecimento de água urbana, com nove projetos, oito para esgotamento sanitário, seis para gestão de resíduos sólidos, e seis para drenagem urbana, entre outros.

Lançado em 2023, o Novo PAC Seleções é a principal estratégia do governo para retomar obras paradas e viabilizar novos projetos com foco no desenvolvimento social e sustentável.