Em conversa com Mauro Mendes, embaixador dos EUA no Brasil elogia MT pelo combate ao desmatamento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, elogiou a atuação de Mato Grosso no combate aos crimes ambientais.

Ele destacou a luta contra o desmatamento ilegal e os incêndios florestais.

O embaixador e o governador Mauro Mendes se reuniram nesta quinta-feira, por videoconferência, e falaram sobre as estratégias do Governo do Estado para prevenir e combater os crimes ambientais, bem como as potencialidades da nossa produção agrícola.

O representante estadunidense disse que no meio ambiente, Mato Grosso é um líder e afirmou que quer muito ouvir sobre o programa, porque todos falam sobre isso.

Ele disse que o que tem ouvido sobre Mato Grosso é que o Estado tem um sistema que permite, de maneira tecnológica, saber quando e onde estão começando as queimadas ilegais, e entrar em contato com os proprietários dessas áreas.

“Muitos estão querendo repetir esse sistema”, afirmou Chapman.

De acordo com o embaixador, vários agentes públicos de outros estados têm comentado com ele sobre a eficácia do monitoramento de Mato Grosso sobre as áreas atingidas por desmatamento ilegal.  

O governador Mauro Mendes explicou que a ferramenta em questão foi implantada pelo estado em 2019. O sistema monitora todo o território de Mato Grosso por satélite e detecta qualquer desmatamento acima de um hectare.

Mendes afirmou que em qualquer ponto do Estado de Mato Grosso, se alguém começar um desmatamento e ele for superior a um hectare, o sistema consegue, pelas imagens de satélite do dia anterior e do dia seguinte, cruzar as imagens e emitir um alerta.

O chefe do executivo estadual explicou que o analista olha, identifica e imediatamente pelo Cadastro Ambiental Rural o proprietário é contactado.

Mauro pontuou que, somente no ano passado, foi aplicado mais de um bilhão e meio de reais em multas com o auxílio desse sistema. E que, ao contrário do que ocorria anteriormente, as multas geram consequências aos infratores.

O governador ainda destacou que Mato Grosso já reduziu os alertas de desmatamento em 31,5% entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, comparando com o mesmo período do ano anterior. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.