| Cuiabá encerrou o mês de julho de 2025 com saldo positivo de mil 632 postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cagedi, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados..mp3 |
Foto da manchete: Arquivo/Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Cuiabá encerrou o mês de julho de 2025 com saldo positivo de mil 632 postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Em relação a julho de 2024, o aumento foi de 140%.
No mês, foram registradas 12 mil 383 contratações e 10 mil 751 demissões em Cuiabá.
Esse desempenho superou tanto as médias da região Centro-Oeste como do Brasil.
O saldo positivo em Cuiabá foi motivado principalmente por um acréscimo de contratações no setor de Serviços, que contribuiu com 56% do saldo.
Ao todo, foram 921 novas vagas disponíveis ao mercado. Entre os destaques, estão as contratações em comércios, lojas e mercados, que injetaram 564 novos postos de emprego formal no mercado cuiabano.
Segundo o presidente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Júnior Macagnam, além das férias escolares, julho foi um mês com eventos setoriais importantes e festas típicas, o que movimenta o setor de comércio e de serviços.
Ele destacou ainda que atividades indiretas ligadas a obras, construção civil e logística da produção agropecuária também registraram aumento na empregabilidade.
Em relação a junho deste ano, quando foram geradas mil e 89 novas vagas formais de trabalho, Cuiabá ampliou em 49,86% o saldo positivo entre contratações e demissões.
Na análise estadual, Mato Grosso destacou-se em âmbito nacional como o segundo estado a mais gerar empregos formais em julho de 2025, ficando atrás apenas de São Paulo. Ao todo, foram nove mil 540 novos empregos com carteira assinada no mês.
O destaque foi o setor de Agropecuária, com três mil 805 novos empregos, por causa da colheita de milho e algodão.