Confira as precauções de saúde contra a seca de Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves - Voz: Guilherme Alves
Especialistas mato-grossenses sempre estão atentos a essa época do ano que conta com o clima seco e a umidade do ar cada vez mais baixa. Em tempos críticos, não somente aquelas pessoas que possuem imunidade baixa ou problemas respiratórios devem tomar cuidados especiais, mas toda a população.
O otorrinolaringologista Anderson Botti, atenção redobrada na quantidade de agua e líquidos em geral ingeridos durante o dia, em especial para as mães e crianças em período de amamentação.
"Toda a imunidade vem da mãe, então a lactante precisa estar muito atenta ao consumo de água, pois o bebe, precisa muito dela para sua proteção imunológica e hidratação, visto que a amamentação é a forma mais importante da criança receber água e nutrientes", completa.
A agua mantém as vias respiratórias protegidas de poeiras evitando alergias e que ficam propensas à infecções quando não hidratadas. É indispensável também a utilização de umidificadores de ar em locais fechados que estiverem utilizando aparelhos resfriadores, que ao contrário do senso comum, retiram as partículas de água no ar.
Caso apareçam sangramentos nasais, que são comuns devido às narinas ressecadas, é recomendado o uso de soro fisiológico como método de controle. O consumo de alimentos ricos em sais e bebidas alcoolicas também é um fator que podem nos prejudicar nessa época do ano. É recomendado que se coma alimentos naturais como frutas ricas em água.
Para os atletas de plantão cuidado, pois o corpo utiliza as reservas de água para manter a temperatura pelo suor. É recomendado respeitar o horário de antes das dez da manha e após as quatro horas, evitando a tontura e queda de pressão eventual causada pela insolação e altas temperaturas.
Em último caso, para fazer um soro caseiro é só diluir duas colheres de sobremesa de açúcar e uma de sal em um litro d’agua.