03 Comunidades quilombolas de Mato Grosso vão discutir políticas públicas durante encontro em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Durante três dias, comunidades quilombolas do Estado de Mato Grosso vão participar do “1º Encontro de Quilombos no Museu”, de História Natural.
O objetivo do evento é dar voz a realidade desses povos, com painéis de diálogo e escuta, e as demandas levantadas serão apresentadas às autoridades.
Aberto ao público, o evento acontece nos dias primeiro, dois e três de outubro, e contará com apresentações culturais vibrantes, feira de produtos da roça e artesanato, além de oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais para as crianças, garantindo a preservação e transmissão da cultura quilombola entre as gerações.
Confirmaram presença no encontro comunidades quilombolas dos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O encontro é um projeto patrocinado pela Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer, organizado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral, e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
São consideradas quilombolas, comunidades formadas por pessoas negras que resistiram à escravidão e construíram modos de vida baseados na liberdade, na coletividade e na preservação cultural.
Segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, existem 78 comunidades quilombolas com registro em Mato Grosso, no entanto, estima-se que existam mais de 200 quilombos no Estado.