Começou esta semana o processo de transferência de quatro aeroportos de Mato Grosso para iniciativa privada.mp3 |
Da redação: Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio
O processo de transferência da administração de quatro aeroportos de Mato Grosso para a iniciativa privada começou oficialmente nesta quarta-feira, com a assinatura do contrato de concessão dos terminais.
A partir de agora, o consórcio Aeroeste, que arrematou em leilão no mês de abril o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região Metropolitana de Cuiabá, e os terminais regionais de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, passa a ter acesso ao funcionamento dos aeroportos e tem prazo de 40 dias para finalizar a apresentação ao Governo Federal dos planos de transição, exploração e expansão das estruturas aeroportuárias.
O documento de concessão foi assinado eletronicamente pelo presidente da Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Hélio Paes de Barros Júnior, o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e representantes do consórcio Aeroeste, formado pelas empresas Socicam e Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda, Sinart.
Segundo o secretário, a responsabilidade da concessão dos aeroportos é do Governo Federal, por meio da Infraero, e o Governo do Estado tem a função apenas de acompanhar a transição e a entrega dos planos operacionais pelo consórcio. “A entrega definitiva à concessionária está prevista para novembro deste ano”, destacou o secretário.
Os primeiros investimentos nos quatro aeroportos mato-grossenses, as chamadas ações imediatas, previstas para os 180 dias iniciais do contrato, consistem em melhorias como adequação de banheiros, revitalização e atualização das sinalizações, disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade, revisão de sistemas de climatização, escadas rolantes, e esteiras rolantes, entre outras.