Carlos Fávaro entrega máquinas e equipamentos para assentamentos e municípios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Caroline De Vita

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entregou máquinas e equipamentos para dois assentamentos e cinco municípios mato-grossenses em cerimônia realizada no último sábado, em Várzea Grande.

Fávaro explicou que o objetivo do projeto é levar infraestrutura ao campo, entregando equipamentos que vão desde máquinas para o cultivo da terra até estruturas para melhorar estradas vicinais. 

Segundo o ministro, a ação integra uma estratégia maior de desenvolvimento sustentável para o campo em Mato Grosso. 

Carlos Fávaro lembrou que a entrega dos equipamentos faz parte de um programa mais amplo, que inclui a chegada da Embrapa na Baixada Cuiabana e o programa Solo Vivo, que recupera solos degradados para aumentar a produção. 

A meta, reforçou o ministro, é reduzir as desigualdades e garantir que a agricultura familiar avance junto com o agronegócio. 

Desta vez, o programa contempla os assentamentos Dorcelina Folador, em Várzea Grande, e o Zé da Paes, do município de Acorizal.

Para o Dorcelina Folador, além da inauguração de uma usina de energia fotovoltaica, foram entregues patrulha mecanizada e equipamentos para a agroindustrialização da produção, como câmara fria, fogão industrial, caixa de abelha, Equipamentos de Produção Individual, entre outros.

Já os produtores do assentamento Zé da Paes podem contar roçadeira profissional, distribuidor de sementes, perfurador de solo

Na localidade, as famílias assentadas trabalham na produção de alimentos como mandioca, frutas, frango, hortaliças e mel.

Nos dois assentamentos, serão beneficiadas cerca de 110 famílias.

Também foram entregues máquinas do Promaq, Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola, beneficiando os municípios de Acorizal, Glória D'Oeste, Pontal do Araguaia, Poxoréu e Santa Rita do Trivelato.

Antes, na sexta-feira, o ministro Carlos Fávaro lançou, no cinturão verde Facão, no município de Cáceres, o projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso” fortalecendo a cadeia produtiva da fruta, integrando quem produz à agroindústria, a quem vende e a quem compra.

O projeto Rota da Banana vai beneficiar 24 municípios da região Oeste do estado.