| Bolsonaro confirma Cuiabá como sede da Copa América. Mauro Mendes comemora e o prefeito lamenta.mp3 |
Foto da manchete: Edson Rodrigues
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta terça-feira, que o Brasil vai sediar a Copa América de Futebol, que estava prevista para ser realizada, inicialmente, na Argentina e Colômbia.
A Colômbia, mergulhada numa crise política, desistiu de sediar a copa. Já a Argentina abriu mão da competição por causa do agravamento da segunda onda da covid-19.
Cuiabá será uma das sedes da Copa América, que será realizada entre os dias 13 de junho e 10 de julho, mesmo sem a presença das torcidas no estádio.
Os outros estados que vão receber as partidas do torneio de seleções são: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás.
Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF, Confederação Brasileira de Futebol, e, como o país está sediando outros campeonatos "sem problema nenhum", ouviu ministros e não se opôs a receber a competição.
Segundo o Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, o Governo de Mato Grosso manifestou desejo de ser uma das sedes da Copa América desde o momento que a Conmebol confirmou os jogos no Brasil.
“O governador Mauro Mendes ligou para o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e colocou a Arena Pantanal e o estado de Mato Grosso para ser uma das sedes da Copa América”, contou o secretário.
Além do aval do governador Mauro Mendes, a Arena Pantanal foi escolhida pela proximidade com Brasília, o que facilita deslocamentos das seleções envolvidas na competição.
Enquanto o Governo do Estado comemora a indicação de Mato Grosso para uma das sedes da Copa América, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB, não esconde o descontentamento com a decisão.
Emanuel manifestou preocupação com a pandemia da Covid-19, sobretudo, com a disseminação de novas variantes, mais contagiosas e agressivas.
O prefeito cuiabano destacou que o foco do município no momento é avançar na vacinação e no tratamento dos infectados.