Audiência pública convocada pelo deputado Henrique Lopes debateu irregularidades nos consignados de servidores estaduais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na última sexta-feira, uma audiência pública para discutir as possíveis irregularidades envolvendo os empréstimos consignados de servidores públicos estaduais, ativos e aposentados.

A iniciativa partiu do deputado Henrique Lopes, do PT, para esclarecer as denúncias de descontos indevidos nos contracheques e abusos cometidos por instituições financeiras, com destaque para a empresa Capital Consig.

O parlamentar afirmou ainda que a audiência reforçou o papel da Assembleia Legislativa como espaço de escuta, fiscalização e articulação de medidas corretivas.

Na ocasião, Lopes destacou a omissão do governo estadual diante de denúncias que vêm desde 2023 e defendeu a necessidade de aprofundar as investigações, responsabilizar os envolvidos e proteger os servidores prejudicados.

Ao final da audiência pública, o deputado Henrique Lopes apresentou as propostas discutidas durante o debate. 

Entre elas: a possível abertura de uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, pela Assembleia Legislativa para investigar a fundo o endividamento dos servidores; e a instalação de uma força-tarefa no legislativo estadual, voltada exclusivamente para o enfrentamento do superendividamento.

E, por fim, o deputado Lúdio Cabral, também do PT, apresentou uma proposta de utilização de recursos da MT Prev para aliviar as dívidas de servidores aposentados e pensionistas.

Por outro lado, o secretário de Planejamento de Mato Grosso, Basílio Bezerra, garantiu que o Governo do Estado tomou todas as providências necessárias para proteger os servidores públicos quando tomou conhecimento das denúncias de irregularidades.